O meu sorriso

Sandra Celas.

  • Atriz
  • 12 de Sep, 2011

Atriz

Esteve ligada ao jornalismo (em finais dos anos noventa), mas acabou por abraçar o mundo da representação.
Sandra Celas revelou-se uma atriz versátil no panorama nacional, onde acumula experiência no cinema, teatro e televisão, sendo uma presença assídua em séries e novelas de diferentes estações televisivas. O canto e a dança são outras especialidades da jovem atriz, que tem perfeita conciência da importância da saúde oral na sua área de atividade. A começar pelas “implicações no próprio processo da fala, articulação e dicção”.

MAXILLARIS. Com que regularidade vai ao dentista?
Sandra Celas. Tento fazer uma higiene horal de seis em seis meses. De resto, vou conforme as situações que vão surgindo.

MAXILLARIS. Com qual (ou quais) das seguintes sensações se identifica mais quando se senta na cadeira do dentista: pavor, resignação ou determinação.
Sandra Celas. Com um pouco de todas [risos]... depende do que vou fazer. Mas aprendi à minha própria custa que adiar uma consulta no dentista é um trabalho redobrado no final. É claro que, hoje em dia, as técnicas de abordagem ao paciente são mais adequadas e as anestesias vieram operar milagres. Ainda assim, ir ao dentista é para mim uma coisa que faço na base de “o que tem de ser tem muita força”! Geralmente, na consulta de higiene horal são-me logo diagnosticadas alguns problemas que se podem tratar antes da temida dor de dentes.

MAXILLARIS.Que cuidados de higiene oral tem diariamente?
Sandra Celas. Lavo os dentes sempre a seguir às refeições, uso fio dental e uma pasta especial para dentes com tendência para manchas, como é o meu caso.

MAXILLARIS. Que tipo de escova de dentes usa?
Sandra Celas. Alterno entre uma suave e uma média, conforme a sensibilidade do momento.

MAXILLARIS. Já recorreu a tratamentos dentários específicos?
Sandra Celas. Aos tratamentos mais normais como desvitalização, reconstrução. Tenho uns implantes para fazer na minha agenda.

MAXILLARIS. Evita fumar ou comer algum tipo de alimento ou bebida que escureça os dentes?
Sandra Celas. Tenho um tipo de dentes cujo esmalte nunca foi muito branco e que é muito susceptível a manchas. Tenho de ter cuidado até pela minha profissão. Por isso, faço a higiene oral regularmente e desde que deixei de fumar e uso uma pasta específica vou conseguindo manter uns dentes bonitos.
Em criança ou adolescente usou aparelho ortodôntico?
Sandra Celas. Tive a sorte de nascer com uns dentes proporcionados e direitinhos. Nunca tive de usar aparelho.

MAXILLARIS. De que forma ter um sorriso bonito e uma boa higiene oral é importante na sua profissão?
Sandra Celas. É importantíssimo! Não posso, nem quero ter pudor de me rir. E os dentes são de facto um reflexo de saúde e bem estar numa pessoa. Para além das implicações no próprio processo da fala, articulação e dicção.
Infelizmente, os portugueses ainda têm uma boca “mal tratada” devido à mentalidade, mas também pelo facto desta consulta não estar inserida no sistema nacional de saúde (o que já devia ter acontecido).
Para mim, tratar dos dentes é uma prioridade.

MAXILLARIS. Qual foi o maior elogio que já ouviu ao seu sorriso?
Sandra Celas. Sempre tive elogios ao meu sorriso, embora não me lembre de nenhum em particular. Sempre me elogiaram os dentes direitinhos.

Qual é o sorriso que não a deixa indiferente?
Sandra Celas. Qualquer um que seja verdadeiro e espontâneo. O da minha filha, sem dúvida!

Si quieres compartir...