Nº73 - OUTUBRO 2016

SPED Rookies, um congresso inovador marcado pela atualidade e pelo rigor do conteúdo científico

  • Maria Carlos Quaresma, presidente da Comissão Organizadora do segundo congresso SPED Rookies
  • 12 de Oct, 2016

Maria Carlos Quaresma, presidente da Comissão Organizadora do segundo congresso SPED Rookies

No dia 22 deste mês, a Sociedade Portuguesa de Estética Dentária (SPED) irá organizar o seu segundo congresso SPED Rookies. A edição deste ano decorrerá na Fundação Oriente, em Lisboa, e contará com a presença de um vasto leque de conferencistas nacionais. Entre estes encontraremos médicos dentistas e técnicos de prótese dentária.

Com o espírito empreendedor que caracteriza a SPED, surgiu no seio desta sociedade a necessidade de criar um espaço de di­vulgação de novos talentos emergentes no que concerne ao trabalho científico, clínico e laboratorial no cam­­po da estética dentária.

Neste contexto, surge o congresso SPED Roo­kies, impulsionado pelo crescente interesse na área da estética dentária. Médicos dentistas e técnicos de prótese dentária são, assim, convidados a divulgar o seu trabalho, numa clara afirmação no panorama científico nacional. O SPED Rookies afirma-se co­mo um encontro inovador marcado pela atualidade e pelo rigor do conteúdo científico.

O programa científico deste ano contará não só com a presença de nomes emergentes na área da estética dentária, como também com a participação de um conjunto de oradores de outras áreas, enfatizando a importância da abordagem multidisciplinar para a obtenção de resultados previsíveis.

A manhã do próximo dia 22 será marcada por uma incursão na periodontologia, sob orientação do colega Gonçalo Assis. As sessões científicas prosseguem com a reabilitação do setor an­terior com restaurações indiretas e os desafios da reabilitação para o técnico de prótese dentária, abordados por Rosana Men­des e Bruno Pinheiro, respetivamente.
O período da manhã terminará com uma incursão na fotografia dentária, por Diogo Viegas, e uma apresentação sobre a otimização da estética rosa, por Paulo Carvalho.

À tarde, o programa será retomado com uma abordagem do desgaste dentário, por Lucas Pedrosa, e prosseguirá com a importância da periodontologia na estética dentária, por Hélder Oliveira, e a importância do planeamento na previsibilidade dos resultados, por Ana Bra­guês e Joana Oliveira. Os contornos da implantologia ficarão, de seguida, a cargo de João Mouzinho.

Também vão estar em destaque as reabilita­ções funcionais e estéticas, por João Malta Bar­­bo­sa, e a abordagem diferenciadora pelo técnico de prótese dentária, por Sara Martins. A jor­nada finalizará com as intervenções de Filipa Martins, a propósito da reabilitação de casos com perda de dimensão vertical de oclusão, e Hélder Moura, sobre a utilização de restaurações cerâmicas no setor anterior.

Haverá um momento de discussão (no final dos períodos da manhã e da tarde) moderado por nomes reconhecidos do panorama nacional, dando lugar ao crescimento e estreitamento da relação entre todos os apaixonados desta área.

Esta iniciativa da SPED reúne, assim, um conjunto de oradores jovens e dinâmicos, que se afirmam como novos valores da Medicina Dentária a nível nacional.

A Comissão Organizadora e Científica da segunda edição do SPED Rookies procurou elaborar um programa abrangente e multidisciplinar, que não ficará completo sem a participação de todos os colegas. No dia 22 deste mês, esperamos por si na se­de da Fundação Oriente, em Lisboa!
 

Si quieres compartir...