Nº77 MARÇO 2017

Reunião de Medicina Dentária de Coimbra: um tributo à melhor ciência e clínica

  • Francisco do Vale e Fátima Sousa, organizadores da XXVI Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra
  • 06 de Mar, 2017

Francisco do Vale e Fátima Sousa, organizadores da XXVI Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra

Nos dias 24 e 25 deste mês, realiza-se a XXVI Reunião Anual de Medicina Dentária e Estomatologia de Coimbra, que se assume como o grande acontecimento científico uni­ver­sitário de 2017.

A comissão organizadora, empenhada em oferecer um programa com os mais elevados padrões científicos e clínicos, escolheu os principais tópicos da atualidade que irão ser apresentados por preletores de renome nacional e internacional.

O Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra será o palco do congresso. Para além das condições multimédia de referência e das facilidades no acesso, permitirá que os nossos congressistas atualizem os seus conhecimentos num ambiente pleno de História e tradição.

O primeiro dia será iniciado pelo doutor Pedro Trancoso, especialista em medicina oral, que apresentará um tema cada vez mais em voga, intitulado “Patologia oral não odontogénica mais prevalente na po­pulação portuguesa com mais de 65 anos”, seguindo-se uma temática outside the box, mas que também contribui para o conhecimento mais alargado na formação médica, proposto pelo doutor Ricardo Carvalho, sobre “Cirurgias de feminização e masculinização no contexto de incongruência de identidade de género”.

Por seu lado, o professor Eduardo Vázquez Delgado, presidente da sociedade espanhola de disfunção temporo-mandibular, congratula-nos com uma conferência subordinada ao tema “Farmacogenética, uma nova era no tratamento de dor orofacial”.

Ainda no período da manhã, teremos o prazer de ouvir o Professor Doutor Ricardo Faria de Almeida, da Universidade do Porto, que irá debruçar-se sobre as complicações dos te­cidos moles ao redor dos implantes.

O programa científico prossegue na parte da tarde com o Professor Doutor Roberto Estévez Lua­ña e com a Professora Doutora Joana Souza, ambos oriundos da Universidade Europeia de Madrid (Es­pa­nha), que farão uma abordagem so­bre a atualização da preparação químico-mecância no sistema canalar e sobre as restaurações indiretas posteriores, respectivamente.

A jornada continuará com o Professor Doutor Stravos Kiliaridis, diretor do De­partamento de Ortodontia da Universidade de Genebra (Suíça) e investigador de renome mundial, que nos irá elucidar sobre as características dento-faciais nas doenças neuromusculares, e será concluída da melhor forma pela Professora Doutora Paula Faria Marques, da Universidade de Lisboa, que fará uma abordagem aos pro­blemas da anquilose dos dentes decíduos e as vantagens e des­van­tagens das várias opções terapêuticas.

O segundo dia de reunião será inteiramente dedicado ao tema das restaura­ções cerâmicas adesivas, dos preparos clássicos ao minimamente invasivo, que estará sob responsabilidade do Professor Doutor Sidney Kina, figura in­contornável da Medicina Dentária mundial que, juntamente com os demais excelentes oradores, farão deste congresso universitário um tributo à melhor ciência e clínica aplicada ao sistema estomatognático.

Mantendo a tradição, o congresso será precedido por dois dias intensos dedicados à prática clínica nas diversas áreas da Medicina Dentária, através de 11 cursos hands-on pré-congresso a realizar nos pró­ximos dias 22 e 23 e com inscrições abertas a todos os estudantes do curso de Medicina Dentária, médicos dentistas e estomatologistas.

Para uma informação mais detalhada sobre o cartaz da reunião deste ano, recomendamos uma consulta ao seguinte link: http://www.uc.pt/fmuc/ramdec.

Coimbra, cidade do conhecimento e se­de da mais antiga Universidade de Portugal, onde se misturam comércio, séculos de História, cultura e diversão, é também o palco ideal para oferecer aos participantes um programa social único, que certamente irá perdurar na memória de todos.

Contamos consigo no maior evento universitário da área da Medicina Dentária de 2017!

Si quieres compartir...