Nº87 MARÇO 2018

“Os estudantes terão oportunidade de discutir com convidados de renome os temas da atualidade no que concerne ao ensino e à prática da Medicina Dentária”

  • Diogo Caetano, presidente da direção da Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária
  • 07 de Mar, 2018

Diogo Caetano, presidente da direção da Associação Nacional de Estudantes de Medicina Dentária

Como encara a ANEMD o regresso da grande cimeira anual dos estudantes de Medicina Dentária?
A ANEMD vê o Simpósio Anual de Estudantes de Medicina Dentária (SAEMD) como uma oportunidade de proporcionar aos estudantes um complemento de qualidade à sua formação a um preço acessível. Neste simpósio os estudantes poderão não só assistir a conferências como participar em workshops que lhes permitirão aprender e aprimorar técnicas diferenciadas que lhes darão ferramentas que dificilmente poderiam adquirir noutro contexto de uma forma tão acessível.

Que temáticas vão dominar o programa do simpósio que vai ter lugar nos dias 7 e 8 de abril, no Porto?
O SAEMD terá conferências para todos e abordará um pouco de tudo, como a implantologia, a periodontologia, a odontopediatria, a oclusão e a endodontia, entre muitas outras áreas. É nosso objetivo que todos tenham o seu lugar neste congresso.
Uma novidade será um auditório dedicado às temáticas socioprofissionais em que os estudantes terão oportunidade de discutir com convidados de renome os temas da atualidade no que concerne ao ensino e à prática da Medicina Dentária.

Há algum assunto a merecer particular destaque no contexto do debate que vai ser levado a cabo pelos estudantes do setor?
Não poderá faltar a discussão da integração dos médicos dentistas no Serviço Nacional de Saúde. Este é um tema na ordem do dia e ao qual os estudantes não passam despercebidos. Será a evolução mais marcante dos últimos tempos do panorama profissional da Medicina Dentária.
Uma outra questão que queremos ver discutida são os números que a Ordem dos Médicos Dentistas recentemente divulgou. Alguns dos indicadores levantam alguma preocupação aos estudantes, que já têm vindo a afirmar que há uma desadequação da formação às necessidades do país. Neste momento, é necessário que se promova a redução das vagas de acesso ao ensino da Medicina Dentária, não é sustentável que se continue a formar um excedente de profissionais indefinidamente. Tem que haver da parte do Estado um planeamento mais estruturado da formação de profissionais em saúde.
Quais são os oradores (nacionais e estrangeiros) que já confirmaram a sua presença no simpósio?
Temos já confirmados no nosso congresso oradores como Gustavo Ottoboni, do Brasil, que nos virá falar de periodontologia estética; Francisco Teixeira Barbosa, de Espanha, que partilhará connosco os seus conhecimentos de implantologia; Rui Pereira da Costa, na área da endodontia; Ana Luisa Costa, que virá falar dos desafios clínicos em odontopediatria; Júlio Fonseca, que irá discutir as “DTM e Bruxismo: dos mitos e controvérsias ao novos paradigmas”; Virgínia Santos, que discutirá estética facial, e Rui Falacho, que apresentará uma conferência sobre restaurações indiretas no setor anterior, entre outros.

Quais são os contornos do encontro internacional (PDSA Annual Meeting) que irá decorrer paralelamente ao simpósio?
A ANEMD tem-se afirmado como uma associação não só de âmbito nacional como também internacional, pelo que, em paralelo com o seu congresso, irá organizar um meeting internacional com o objetivo de atrair estudantes internacionais e promover o intercâmbio de culturas, ideias e conhecimentos entre alunos portugueses e outros estudantes do mundo. É importante que também a ANEMD contribua para que os estudantes portugueses tomem o seu lugar no mundo global que hoje vivemos.

À margem do simpósio, que outras iniciativas tem prevista a ANEMD para os próximos tempos?
A ANEMD tem já em andamento vários projetos, nomeadamente um projeto de realização de ações de sensibilização para a saúde oral junto da população que conta já com ações concretizadas; um projeto de formação complementar que muito brevemente levará conferências e workshops às várias associadas da ANEMD.
 

Si quieres compartir...