Rúben Silva Estudante do 5º ano da Licenciatura em Medicina Dentária. Presidente da Comissão Organizadora das XXVII Jornadas da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP).

XXVII Jornadas da FMDUP: o epicentro da Medicina Dentária

  • 11 de Abr, 2016

Nos dias 15 e 16 deste mês, a Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) abrirá as suas portas para acolher a XXVII edição das Jornadas de Medicina Dentária. Honrando a sua já vasta tradição no quadro académico nacional, o evento deste ano contará com a presença de um destacado leque de conferencistas nacionais e internacionais, especializados nos mais diversos domínios da Medicina Dentária.

O programa científico do primeiro dia das jornadas será marcado, inicialmente, por uma incursão na cirurgia e na medicina oral, sob a orientação do Professor Doutor José Silva Marques. Nesta intervenção, será enfatizado o papel do médico dentista na reabilitação morfo-funcional pós-terapia oncológica. Sob o mes­mo tópico, a abordagem de doentes hi­po­coagulados em cirurgia oral será o foco da apresentação do Professor Doutor Paulo Maia. As sessões científicas prosseguem com a interdisciplinaridade entre ortodontia e oclusão, temática explorada pelo Pro­fessor Doutor Adriano Figueiredo e pela doutora Cristina Figueiredo, à qual se seguirá uma viagem “ampliada” ao cenário atual da en­dodontia e cirurgia periapical, conduzida pe­lo Professor Doutor Jesús Mena Álvarez, da Universidade Alfonso X El Sabio (Madrid, Espanha). A primeira etapa das jornadas culminará com o doutor Paulo Monteiro, especialista em dentisteria restauradora estética.

O segundo dia terá o seu prólogo com a participação do Pro­fessor Doutor Jean-Marc Dersot, palestrante de referência na área da periodontologia e implantologia, com destaque para a exposição cirúrgica de dentes inclusos com objetivos ortodônticos. Seguidamente estará em evidência a reabilitação oral pela mão do Professor Doutor Carlos Falcão, que abordará a complexidade e a multidisciplinaridade implícitas e necessárias para a abordagem do tema, e pelo doutor Jaime Guimarães, que centrará o seu contributo na reabilitação com implantes dos setores posteriores maxilares. Também não se descurou a vertente odon­topediátrica, estando devidamente representada pelo Pro­fessor Doutor Luís Pedro Ferreira com uma palestra dedicada ao controlo comportamental na consulta de odontopediatria, a qual encerrará o programa das jornadas.

Complementando a mais-valia científica veiculada pelo eclético reportório de conferências anteriormente destacado, as XXVII Jornadas da FMDUP orgulham-se de colocar ao dispor dos in­teressados uma série de cinco cursos hands-on, versando áreas tão distintas como o branqueamento dentário e a cirurgia periodontal, passando pela endodontia me­canizada e as biópsias na cavidade oral, sem es­quecer as restaurações semidiretas em den­tes posteriores.

O evento será ainda pautado por sessões de apresentação de pósteres, espaços por ex­celência para intercâmbio e discussão de experiências num clima informal e cordial. Es­timulando um ambiente saudavelmente com­petitivo e apelando ao contributo mais ativo dos participantes, instituíram-se aliciantes prémios pa­ra o melhor poster nas categorias “Caso clínico”, “Revisão bibliográfica” e “Trabalho de investigação”.

O empenho da Comissão Organizadora e Científica na elaboração de um programa abrangente, atual e pertinente não ficará completo sem a participação expressiva da comunidade estudantil e dos médicos dentistas. A sua presença é, pois, fundamental. Nos próximos dias 15 e 16 faça da FMDUP o epicentro da Medicina Dentária: seja bem-vindo às XXVII Jornadas da FMDUP!

Si quieres compartir...