Nº80 JUNHO 2017

EuroPerio9: um programa variado com pontos de interesse para um público cada vez mais diversificado

  • Inês Faria, médica dentista e embaixadora portuguesa do congresso EuroPerio9.
  • 07 de Jun, 2017

Inês Faria, médica dentista e embaixadora portuguesa do congresso EuroPerio9.

O EuroPerio9 é considerado o maior congresso mundial na área da Periodontologia e terá lugar em Amesterdão (Holanda) entre os dias 20 e 23 de junho de 2018.

O sucesso é crescente a cada edição, com níveis de organização e de sofisticação tecnológica notáveis, sendo que, para que se tenha uma noção mais concreta, o EuroPerio8, que se realizou em Londres (Reino Unido) em junho de 2015, teve cerca de dez mil participantes oriundos de 110 países, assumindo-se como o congresso líder no domínio da Periodontologia.

Os números registados por Portugal no EuroPerio8, que teve como embaixador Francisco Brandão de Brito, revelam um exponencial crescimento de inscritos e uma elevada adesão que manifestam um crescente interesse dos médicos dentistas, dos higienistas orais e dos estudantes sobre a área da Periodontologia e Implantes.

Em dezembro do ano passado, tive a enorme honra de ter estado presente na reunião de embaixadores do EuroPerio9, na qualidade de embaixadora portuguesa, e foi um privilégio verificar o empenho e o trabalho subjacente a um congresso desta dimensão de forma a garantir que este seja uma vez mais um sucesso e que as expectativas dos congressistas sejam novamente cumpridas.

O programa científico do congresso será bastante diversificado com conferências subordinadas a distintos temas tais como: fatores críticos em cirurgia de implantes, sessões de investigação, conceitos atuais na compreensão da periodontite, fatores decisivos em cirurgia de regeneração periodontal e em cirurgia de recobrimento radicular, associação entre a pe­rio­dontite e a medicina, entre outros.

O programa científico está em fase de conclusão, sendo que o seu lançamento oficial será realizado em breve, no entanto com garantias de que será bastante variado com pontos de interesse distintos para um público cada vez mais diversificado.

Trata-se de um congresso em que a possibilidade de assistir a conferências, workshops e novos formatos de sessões científicas proferidas por conferencistas de relevo internacional se encontra aliada a uma ampla exposição comercial com a presença de mais de 120 empresas, pelo que é um congresso a não perder.

No EuroPerio9 existem algumas novidades que posso desvendar, nomeadamente uma reunião conjunta entre a Federação Europeia de Periodontologia (EFP) e a Academia Americana de Periodontologia (AAP) com particular enfoque na discussão de um novo sistema de classificação das doenças do foro pe­riodontal, assim como um simpósio dedicado a programas pós-graduados, entre outras iniciativas.

Aproveito para destacar uma data importante, designadamente o início da submissão de abstracts e do registo no congresso que será a 25 de setembro deste ano.

Informação adicional sobre o EuroPerio9 está disponível no site www.efp.org/europerio9, sendo que estou à disposição, através do meu email (inesgcfaria@gmail.com) para es­clarecer qualquer dúvida acerca da próxima edição do EuroPerio.

Vemo-nos em Amesterdão!
 

Si quieres compartir...