Nº80 JUNHO 2017

EDITORIAL: MAXILLARIS Day, unindo vontades

  • 07 de Jun, 2017

É já este mês que se celebra, em Madrid (Espanha), a jornada Maxillaris Day. Embora estejamos acostumados a viver num autêntico turbilhão de encontros e reuniões profissionais à escala nacional e ibérica, este não será apenas mais um. A sua particularidade fundamental é que pela primeira vez surge uma reunião cuja missão é unir as principais sociedades científicas do país vizinho para que cada uma delas exponha a sua visão sobre o futuro da profissão. Nada menos que seis sociedades científicas espanholas (SEPES, SECIB, SEI, SECOM, AEDE e SELO) decidiram aderir a este projeto, cujo fim não é outro senão o de aproveitar o contributo de todos para somar. O primeiro passo está dado e foi plantada a semente para ver crescer uma nova via de colaboração, que esperamos poder alargar ao lado de cá da fronteira.

A ideia de somar tem firmes defensores no âmbito odontológico, mas também há quem pense que a colaboração lhe pode retirar protagonismo. Embora haja dentistas com dedicação exclusiva a uma única matéria, isso já não é sinónimo de trabalhar isolado do resto dos companheiros. Se todos falamos de equipas multidisciplinares, tornemos este desígnio em realidade num encontro aberto a todos. Quantas vezes não escutámos este debate nos corredores de um congresso: se falamos do mesmo (ainda que sob diferentes prismas) e ouvimos os mesmos oradores, porque não fazer algo em conjunto que nos permita ter uma visão global de maneira prática e imediata? A Maxillaris recolheu os testemunhos de todos esses comentários para os transpor numa reunião de uma só jornada, na qual reputados profissionais espanhóis (e também alguns portugueses) colocam ao serviço dos seus colegas os avanços mais recentes do setor.

Mas a união das sociedades não é o único fator de importância para justificar em pleno esta iniciativa da Maxillaris, também se pretende ouvir com mais intensidade o que nos dizem e nos ensinam as empresas. O seu trabalho de investigação e desenvolvimento não se pode descurar. Por este motivo, no Maxillaris Day as empresas terão a mesma voz que as sociedades científicas. Os líderes de opinião fornecidos pela indústria proferem conferências breves e diretas sobre os temas de maior atualidade, e sempre numa perspetiva prática.

Para adornar esta combinação de indústria e empresa, nada melhor que ver em direto o que supõe trabalhar com destreza e conhecimento para o benefício dos pacientes: na jornada inclui-se uma intervenção implantológica em direto e uma prática dedicada à aplicação de ácido hialurónico na ATM. Nenhum participante do Maxillaris Day ficará indiferente.

Si quieres compartir...