Nº81 JULHO 2017

EDITORIAL: Especial implantes

  • 21 de Jul, 2017

Como é habitual todos os anos, neste mês de julho dedicamos boa parte do conteúdo editorial e científico desta publicação a uma área da Medicina Dentária em constante progresso e renovação: a implantologia oral.

Hoje em dia são muitas as equipas universitárias, as empresas e até os profissionais que, por vontade própria, decidem voltar-se para a investigação com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas existentes ou desenvolver outras novas. O facto de todos os agentes envolvidos apostarem de forma decidida na inovação significa que os implantes continuam a ser uma magnífica solução para os pacientes e que ainda há muito caminho por percorrer. O auge da implantologia mantém-se na ordem do dia, mas desde há algum tempo tem vindo a completar-se com um ambiente digital que certamente representa a nova revolução no setor dentário. A cirurgia guiada, as impressões 3D ou as próteses fabricadas por CAD-CAM são conceitos que já se dominam com à-vontade nas clínicas dentárias e até os pacientes já se habituaram a eles.

Os contornos do tratamento implantológico, mas também as precauções que é preciso ter neste campo, retratam-se nas páginas desta edição através da publicação de uma série de casos clínicos da autoria dos médicos dentistas Carlos Madeira (“Expansão óssea e elevação do seio maxilar com colocação imediata de implante”), Catarina Martinho (“Manipulação de tecidos moles periimplantares”), Nuno Menezes Gonçalves (“Abordagem ortodôntica e implantológica na agenesia dos incisivos laterais superiores permanentes”) e João Mouzinho (“Implantes extra longos para reabilitação total fixa implantossuportada”).

O conteúdo dedicado à temática dos implantes completa-se com uma alargada entrevista à médica dentista Susana Noronha, e também professora da Especialização em Periodontologia da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, que assumiu recentemente o cargo de presidente da Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes (SPPI).

Ainda a propósito de implantologia, a primeira jornada Maxillaris Day que se celebrou no passado dia 9 de junho, em Madrid (Espanha), e da qual também damos amplo eco nesta edição, demonstrou que o setor implantológico é um expoente da aposta que fazem muitos profissionais no sentido de oferecer o melhor serviço aos seus pacientes.

Si quieres compartir...