Nº87 MARÇO 2018

Bastonário da OMD nomeado membro do Conselho Económico e Social

  • 07 de Mar, 2018

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, foi indicado para o Conselho Económico e Social (CES) pelo Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP), em representação das profissões liberais.

A tomada de posse dos novos conselheiros do CES aconteceu no início do passado mês de fevereiro, nas instalações do CES.

O Conselho Geral do CNOP reuniu a 18 de janeiro e nomeou o presidente do CNOP, Orlando Monteiro da Silva, para membro efetivo do CES. O bastonário da Ordem dos Economistas, Rui Leão Martinho, integra o organismo como membro suplente.

Enquanto representante das profissões liberais, Monteiro da Silva defende que estas, nas suas várias formas, “são um pilar fundamental da economia europeia”, representando mais de 12% do PIB europeu.

"Estas profissões deverão ser protegidas ao nível da Segurança Social, da reforma, da doença, da maternidade e do desemprego, mais concretamente subemprego, porque é esta a figura que se aplica ao profissional liberal. Esta proteção terá que levar em linha de conta o tempo necessário para a afirmação do profissional liberal, bem como em algumas profissões a compensação do inevitável declínio em termos profissionais", sustenta.

O Conselho Económico e Social é um órgão constitucional de consulta e concertação social, onde se encontram representadas as diversas instituições da sociedade civil.

Este organismo tem como principal objetivo a promoção da participação dos agentes económicos e sociais nas tomadas de decisão de matérias socioeconómicas dos órgãos de soberania. O CES é presidido por António Correia de Campos, desde outubro de 2016.
 

Si quieres compartir...