Nº87 MARÇO 2018

FDI tem novas ferramentas de combate ao flagelo das doenças do foro periodontal

  • 07 de Mar, 2018

Como parte do Projeto Saúde Global Periodontal (GPHP, na sigla em inglês), a Federação Dentária Internacional (FDI) lançou duas novas ferramentas de combate às doenças do foro periodontal – o Livro Branco para a Prevenção e Gestão das Doenças Periodontais na Saúde Oral e Saúde Geral e um guia prático (Advocacy Toolkit) – com o objetivo de reduzir este flagelo e continuar a alertar para as vantagens da saúde periodontal como área prioritária a nível mundial.

O novo livro branco fornece aos profissionais de saúde um resumo conciso e abrangente dos principais temas relacionados com a prevalência global e o impacto das doenças periodontais. Também aborda a etiologia e a patogenia, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento destas doenças, bem como identifica os desafios chave em torno deste flagelo. A mesma publicação estabelece um plano de ação e apela à união de esforços em todo o mundo na luta contra as doenças do foro periodontal. Desde o empenho de equipas medico-dentárias na prevenção e no tratamento até ao envolvimento de profissionais de medicina para lidarem com fatores de risco, passando pela colaboração com outros parceiros (como as organizações da área da saúde) para defender a saúde periodontal e integrar os cuidados de saúde periodontal nas políticas de saúde global.

Por outro lado, o guia prático agora lançado pela FDI baseia-se em considerações do Livro Branco e do World Oral Health Forum (WOHF) de 2017. Foi produzido como uma ferramenta prática e útil para ajudar as associações dentárias nacionais a definirem, conduzirem e avaliarem campanhas que possam implementar políticas de prevenção e gestão das doenças periodontais.

Esta ferramenta concentra- -se na saúde periodontal e explica o contexto do flagelo global que as doenças como a periodontite representam. Este guia contém orientações sobre como estabelecer metas que alcancem os decisores políticos e como implementar campanhas de prevenção bem sucedidas. Também inclui fórmulas para os defensores da saúde periodontal se dirigirem de forma eficaz aos governantes e aos meios de comunicação.

 

Si quieres compartir...