Nº87 MARÇO 2018

SPEMD inaugura em Lisboa Museu de Estomatologia e Medicina Dentária e galeria dos presidentes

  • Vitrina com objetos antigos no novo espaço dedicado à história da Estomatologia e da Medicina Dentária.
  • 07 de Mar, 2018

No passado dia 10 de fevereiro, a Sociedade Portuguesa de Estomatologia e Medicina Dentária (SPEMD) inaugurou na sua sede nacional, em Lisboa, um espaço museológico dedicado à Estomatologia e à Medicina Dentária.

Com o contributo de algumas pessoas, sócios e não sócios, e várias entidades, foi possível juntar um conjunto de peças de valor histórico que permitem viajar no tempo e conhecer um pouco melhor o consultório dentário e utensílios de outros tempos. O novo museu pode ser visitado por todos os interessados, mediante marcação prévia através do email secretariado@spemd.pt.

No mesmo dia, no auditório da sede nacional, foi inaugurada a galeria dos presidentes da SPEMD numa homenagem a todos aqueles que contribuíram para o engrandecimento e prestígio desta sociedade científica, a mais antiga da área médica, em atividade, da Península Ibérica, fundada no dia 21 de junho de 1919 por sete ilustres médicos: Amor de Melo, Tiago Marques (primeiro presidente da SPEMD), Sacadura Falcão, Pereira Varela, Ferreira da Costa, Quartim Graça e Brito Ferreira.

Estas duas inaugurações contribuem para consolidar e confirmar a SPEMD como sociedade científica portuguesa de referência.

Entretanto, nos dias 10 e 11 deste mês assinalam-se as comemorações de Santa Apolónia 2018, que terão como cenário a emblemática cidade de Aveiro. Trata-se de um evento de cariz cultural organizado anualmente, de forma rotativa, por cada um dos três Conselhos Regionais da SPEMD (Porto, Lisboa e Coimbra), onde os sócios e os respetivos familiares convivem num fim-de-semana de cariz social, sob a égide de Santa Apolónia, padroeira dos médicos dentistas.

A primeira edição deste evento decorreu em 1961, em Lisboa, numa iniciativa do então presidente da SPEMD, José de Paiva Boléo.

A organização deste ano é da responsabilidade do Conselho Regional Centro, nas pessoas de Pedro Pestana e Francisco Coelho Gil. Do programa consta a visita a vários museus da cidade, um passeio de moliceiro pela Ria de Aveiro e a celebração da eucaristia em honra de Santa Apolónia e de todos os sócios e os seus familiares já falecidos.

No domingo, dia 11, terá lugar a Assembleia Geral Ordinária da SPEMD onde, entre outros pontos da ordem de trabalhos, tomarão posse os novos corpos sociais da SPEMD.
 

Si quieres compartir...